Lembrei-me desse vídeo precioso com Baden, Pixinguinha e João da Baiana. João da Baiana toca prato e faca e abro aqui um pequeno parentêses para lembrar que Dona Edith, do Reconcâvo, mãe-de-leite de Caetano Veloso, mais conhecida por Dona Edith do Prato, morreu essa semana... a arte de tocar prato e faca, no entanto, fica. Já vi Cristina Buarque fazendo isso com maestria... Enfim, só pra registrar.
Pixinguiinha e João da Baiana, duas entidades maiores do samba, estão elegantíssimos, como sempre. Junto com Clementina de Jesus eles formam a Santíssima Trindade do samba carioca. Quem não conhece a famosa foto de Pedro de Moraes? E por falar em Pedro de Moraes, filho do poeta Vinícius, deixo aqui a dica da exposição de fotos desse fotógrafo fundamental para a memória da música brasileira. Não fosse a importância da foto da Santíssima Trindade ele nos brinda com tantas outras que já se tornaram verdadeiros ícones.
Exposição Pedro de Moraes – Até 09 de março de 2009. Pequena Galeria 18. Av. Atlântica, 1782.
2 comentários:
Me lembro dessa foto em tamanho ampliado na entrada da sala FUNARTE. Imaginava ser muito mais antiga. Não sabia que era do filho do Vinícius.
Postar um comentário