sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SCHENBERG POR SCHWARTZ

mário schenberg foi um homem fascinante (físico brilhante, crítico de arte, político), uma dessas jóias raras que o recife sempre nos presenteia. o retrato acima é assinado por madalena schwartz, a grande dama da fotografia. há nele uma atmosfera única, uma ausência de segundo plano que inquieta e fascina. é um belo retrato-instântaneo. o retrato está na pose, incontestável! e o instantâneo surge no baile fugaz da fumaça branca. é tudo fumaça-nuvem-pensamento que exala do charuto e se apodera dos cabelos, emoldurando a face de linhas sóbrias e compenetradas. os cabelos, fartas mechas brancas, escorrem pela fotografia feito água de cahoeira que respinga em nossos olhares admirados. a mão, que segura o charuto-cinzel, escultor de fumaça e pensamentos, impõe uma dramaticidade tão forte na imagem que quase nos vemos, por um breve segundo, a repetir o mesmo gesto.

6 comentários:

Vanessa Dantas disse...

Puta foto! Sensacional mesmo!

Dea, meu blog completou um ano de vida. Passa lá. Mencionei você e o seu blog, claro!

beijão.

Rodrigo Brandão disse...

Déa, extraordinária fotografia!
E que texto bacana e inspirado, hein?
Parabéns pelo blog!

A n d r e a disse...

cara, q foto lindA!! adoro. minhas fotos com fumaça nunca fica tão densa assim... tb c um charuto dessess....
bsito

Érico Cordeiro disse...

Andréa,
A foto é mesmo sensacional. À altura desse grande cientista brasileiro, pouco lembrado nos dias de hoje. E interessante como você soub "ler" a foto e nos passar a intensidade dela em seu texto.
Gil o homenageou naquela música que fala sobre a África do Sul (Se o Rei Zulu já não pode andar nu, salve a batina do Bispo Tutu...).
Parabéns pela ótima lembrança e pelo texto - além, é claro da maravilhosa foto!

Juca Filho /jucafii disse...

genial, foto brilhante do grande físico e homem de conhecimento...
andrea, bacana seu blog, vou linkar no meu displicente TreS.MeiA.CincO. Breve postarei mais fotos dos "meninos"no Flickr, estou processando-as para passar pra Memeca, mana e produtora do meu parceiro Zé Renato... Por enquanto vou segurar um pouquinho porque são pra divulgação... e nem faria sentido postar uma série no TreS.MeiA.CincO que é um blog se uma por dia. Aquela foi a daquele dia,,,
Valeu a visita.

Gabi Rowlands disse...

Linda a foto e seu texto me fez ter vontade de saber mais sobre esse homem!

Quanto aos carros, comprei um ap pertinho (100m) do metro... liberdadeeeee, liberdaadeeee...

P.S.: Nos dias de hoje, matariam retratante e retratado por conta do fumo....#prontoresmunguei!