segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A MINHA PRAIA

Final de semana em Laranjeiras o convite já está feito:
No sábado é dia de ir à feira da Praça General Glicério fazer umas comprinhas (tapioca, frutas e flores), comer pastel de queijo e tomar garapa com limão na barriquinha do Bigode e depois curtir um chorinho.
O Choro na Feira é uma instituição cultural carioca, patrimônio musical irretocável do bairro de Laranjeiras. Gente bonita, grandes músicos, crianças, enfim... um prato cheio de imagens que eu adoro.




E porque a feira é aos sábados eu sempre me lembro do poema do Vínicius de Moraes "o dia da criação" e vou caminhando para a feira reinventando o poema de acordo com as imagens que vão pintando na minha frente. "porque hoje é sábado"...

Já no domingo, ainda em Laranjeiras, só que dessa vez na Praça São Salvador tem o 'Arruma o Coreto", uma roda de choro mais informal que acontece entre 11 e 13 horas. Com bastante espaço e uma generosa sombra das maravilhosas árvores da praça, a roda de choro já é um acontecimento. E para quem tem crianças é uma pedida e tanto, pois tem o parque infantil, sucesso garantido para a garotada. Para que sair de Laranjeiras? Minha praia é aqui, choro, feira e tranquilidade.

Essa minha paixão por música, feira e praça já é antiga. Quando morei em São Paulo ia praticamente todos os sábados na feira da Praça Benedito Calixto encontar os amigos. A movimentada feira do bairro de Pinheiros tem barraquinhas com deliciosas comidas dos mais variados tipos (doces caseiros, comida baiana, árabe, portuguesa), uma grande diversidade de sabores e cheiros pairam por ali... Além da boa comida é imensa a oferta de objetos de antiguidades, isso sem falar no chorinho que começa a tarde. Uma delícia! Passei tardes memoráveis ali ao som de Carlos Poyares, um dos maiores flautistas que esse Brasil já teve!


Nenhum comentário: