sábado, 23 de abril de 2011

DOMENICO - 2 (+ X + Y + Z) = CINE PRIVÊ

o título do post não é uma provocação, mas uma preposição que, contrariando a matemática e a lógica, só eu posso afirmar. confesso que só voltei meus olhos pra domenico e sua turma, o tal projeto +2, depois que eles assinaram a trilha sonora do grupo corpo. tenho muita, muita preguiça pras coisas novas que pintam por aí, principalmente no cenário musical do rio de janeiro. minha opção primeira, segunda e terceira é sempre ouvir os meus velhos discos de jazz ou música instrumental. curiosidade, no entanto, é uma coisa que sempre tive e acabei tendo em mãos e ouvidos o disco 'cine privê'. ouvi uma vez e senti um certo estranhamento, o que é um bom sinal. foi fácil apertar o play novamente e o 'disco rodou' algumas vezes aqui em casa. eu só vi domênico duas vezes, a primeira foi durante um show de silvia machete no oi futuro e depois, em outro oi futuro, na peça do domingos de oliveira. obviamente que já tinha visto, em dvd, o 'adriana partimpim 2' com a minha filha e o cara tá lá na bateria e tals.. bom, mas tudo isso pra começar a falar do disco. acho que pra dizer certas coisas precisamos nos situar, é bom que o leitor saiba de onde estou falando, por isso a necessidade de tantas palavras, por mais banais....  eu gosto do disco. tem uma  sonoridade ímpar, deliciosos barulhinhos e uma voz que parece que tá aqui ao lado, no sofá da sala. não sei se isso é um elogio, obviamente que são impressões. as músicas que mais gostei são 'os pinguinhos' (parece uma brincadeira com uma criança ou, pelo menos, com o universo infantil) e 'pedra e areia', que é demais de boa. adorei a canção que fala italiano, vi ao vivo antes de ouvir o disco e gostei bastante, foi a porta de entrada para o disco. mas a minha preferida talvez seja 'sua beleza', foi ouvindo essa faixa que meu pensamento musical vez links com outras coisas que ouço... e falo aqui de memória musical, antes de tudo, e de paisagens sonoras, imagens que cantam, fotografias que dançam, miragens... enfim, 'X', 'Y' e 'Z' são variáveis, imagine cada uma delas... ouça o disco, veja o filme!

3 comentários:

Anônimo disse...

andréa, vc tem gosto apurado, o domenico é bom, os três discos do +2 também. posso te emprestar. bjs e saudade.
alexandre

Andrea Nestrea disse...

Alê, quero sim. estão esgotados, né? vamos ouvir juntos? bjs

Érico Cordeiro disse...

Oi, Andrea,
Convido você e seus leitores para as comemorações do segundo aniversário do blog Jazz + Bossa + Baratos Outros:
http://ericocordeiro.blogspot.com/
Um fraterno abraço - e que inveja de você, por não ter podido ver o Jarrett aí no Rio :-)