domingo, 12 de setembro de 2010

PALE BLUE EYES

adoro o youtube, e quem não gosta? fonte infinita de pesquisas e viagens no tempo e no espaço. hoje, um bom pedaço do meu ócio é youtube. principalmente agora que aumentei a velocidade da minha internet.... e uma das coisas que eu mais gosto no youtube e ficar ouvindo várias e várias versões de uma mesma música. elejo uma canção memorável e lá vou vasculhar versões. não preciso mais ficar gravando, ao longo de dias, numa fitinha K7, as várias versões 'every time we say goodbye', nem ficar baixando as músicas, uma a uma, do soulseek pra compor a minha pasta no computador somente com as diversas versões de alguma música do caymmi, por exemplo. e hoje eu fui ouvir o disco da marisa monte 'cor de rosa e carvão'. esse é um disco que eu sempre incluo na minha lista de discos preferidos mas, ouço pouco. e descobri o porquê. eu ouvi muito esse disco, assim que foi lançado (1994/1995). foi um período muito gostoso da minha vida, saindo de uberlândia e indo pra são paulo, momento de uma importante conquista, um grande passo em direção à independência e à conquista do meu mundo. e ouvindo hoje o sinto datado demais mas, tem coisas lindas mesmo. qual outra cantora no brasil que gravou george harrinson, paulinho da viola, lou reed e jorge ben em um mesmo disco? essa mistura é muito pessoal e deu um contorno muito bonito ao projeto que soa bastante biográfico, coisa que a cantora leverá bem mais a sério no decorrer de sua correira lançando 'memórias, crônicas e declaraçõe de amor', projeto que inclui fotografias e autorretratos e, posteriormente, o conjunto de dois discos 'universo ao meu redor' e 'infinito particular'. infelizmente não ouvi atentamente esses últimos. bom, mas foi por conta de 'pale blue eyes', essa linda canção, que começei a escrever isso aqui. ouvi algumas das versões seguidamente e conclui que a melhor delas pra mim seria a da banda 'velvet underground', apesar de achar sensacional marisa monte, romero lubambo e naná vasconcelos na versão de 'cor de rosa e carvão' e adorar a verve de patti smith ao interpretar essa música. das versões do lou reed eu não poderia falar mas, aí me deparei com ele e pete townshend cantando juntos e desbundei, a melhor pra mim, sem dúvida!

Nenhum comentário: