sábado, 18 de julho de 2009

MEMÓRIA DO MUNDO

D. Pedro II, último imperador do Brasil, era um homem apaixonado por fotografia. Tinha ele pouco mais de dez anos de idade quando pode conferir no largo do Paço Imperial um abade francês tirar os primeiros daguerreótipos feitos no Brasil. D. Pedro tornou-se fotógrfo e um grande colecionador de imagens de pessoas e do mundo. Sua coleção, mantida pela Biblioteca Nacional desde 1892, recebeu da Unesco, no início de setembro, o título de “Memória do Mundo”. Por desejo do imperador o conjunto das fotografias é conhecido como Coleção Imperatriz Thereza Cristina. Trata-se do maior acervo público de imagens do século XIX. Outra grande coleção de fotografias do século XIX pertence ao Instituto Moreira Salles. Todo ano a Biblioteca Nacional abre edital para pesquisa em seu acervo. A Coleção Thereza Cristina é apenas uma parte do grande acervo da Biblioteca Nacional. Como quase todos sabem, sou pesquisadora de fotografia, defendi uma dissertação de mestrado sobre as imagens de Marcel Gautherot durante a construção de Brasília e achei natural buscar as origens da fotografia no Brasil e foquei meu interesse nessa majestosa coleção. Após alguns dias de pesquisa na seção de iconografia da Biblioteca Nacional pude formatar um projeto e me canditei a uma das 12 vagas do edital (4 delas para mestres). E não é que meu projeto foi aprovado e agora sou umas das mais novas pesquisadoras daquela isntituição? Nem preciso dizer como estou feliz! Trata-se de um prêmio, pois não é uma pós-graduação, o que é um diferencial enorme no curriculum de qualquer pesquisador. Adoro fotografia, adoro estudar o Brasil, adoro arquivos, adoro trabalhar com memória!! E agora? Agora é trabalhar!!!
Crédito das imagens: Coleção Thereza Cristina/Acervo Biblioteca Nacional

6 comentários:

Vanessa Rodrigues disse...

Dedéa, todos nós nunca tivemos dúvida de sua capacidade de se superar e conquistar seus objetivos! Pequena e doce guerreira! E o páreo não foi fácil, conta aí, 140 inscritos!!!Parabéns irmã! Muito amor daqui pra você!!

Vanessa Dantas disse...

Oi Dea!
Em primeiro lugar, parabéns! É isso ai, hora de arregaçar as mangas - 2009 tem sido um grande ano profissional também para mim. Em segundo, queria te indicar há tempos este filminho, feito na construção de BSB: http://www.youtube.com/watch?v=b2CBmyIahx4.
É o máááximo! Espero que goste!
Beijo.

Valéria Martins disse...

Que maravilha, Andréa! Parabéns! Desejo energia e inspiração para o seu trabalho. Um beijo!

figbatera disse...

Parabéns, menina!
Que faça um ótimo trabalho, fazendo o que gosta.

Angelo Parente disse...

Trabalho sério!

Living Away disse...

nossa déia, como eu estou feliz e orgulhosa de você, menina-árvore!
vai lá e mostra o seu valor pra essa gente brasileira que te ama tanto!

beijos e mil parabéns dessa sua amiga que está transbordando de orgulho!