quinta-feira, 2 de abril de 2015

DESPIR UM SANTO PARA VESTIR OUTRO



ontem, o secretário de cultura da cidade do rio de janeiro, marcelo calero, anunciou, em reunião no  Reage, artista!​, o fim do teatro do jockey e a transferência do centro de referência Cultura Infância Rio​ para o teatro maria clara machado, no planetário.
pra quem não sabe, o planetário é um teatro cheio de problemas técnicos, mofado e que, além disso, só poderia abrigar o centro de referência até dezembro, pois é um teatro de editais. e depois, pra onde iria o centro de referência?
o centro de referência cultura infância existe há mais de uma década no jockey e é  especialmente conhecido por conta de seu trabalho de formação de público infantil; pelo espaço privilegiado, amplo, com a presença da natureza, dos cavalos e dos gatinhos que fazem parte do imaginário infantil. memória do espaço e afeto intrinsecamente ligados.
a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro​ alega economia nos custos, ampliação de suas atividades fora da zona sul...
como se diz lá nas minhas minas gerais, não se deve despir um santo para vestir outro...
a mim não parece que a prefeitura está sem verbas, visto os orçamentos estratosféricos para os eventos "rio 450 anos".
nem preciso acentuar a diferença entre evento e política pública ou construção de platéia. né? ou diferença entre política de um gestor e política pública de verdade, né? o que deveria ser a mesma coisa, mas não é...
be-a-bá essa hora, não!!
como eu sempre digo, é tão fácil ter ideias incríveis, quero ver essa ideia incrível estar viva e criando raízes durante 12 anos.
o teatro do jockey, em pouco mais de uma década, teve um público de quase 500 mil pessoas numa lotação de 135 lugares.
esse espaço abrigou o primeiro e abrigará o II Forum Nacional Cultura Infância
 porque é ali que essas discussões entorno da infância dentro das  politicas publicas se dão, isso em consonância com plano nacional de cultura do governo federal.

mas tem gente que acha pouco, vai entender...

Nenhum comentário: