quarta-feira, 18 de abril de 2012

ALBERTO GIACOMETTI






tenho lido muito sobre fotografia e arte em geral. passei a semana passada mergulhada no universo de giacometti que está sendo homenageado no brasil com uma exposição em cartaz na pinocoteca do estado em são paulo desde o dia 03/04 e vai até junho. sei que a exposição virá ao rio. mas quero ver na pincoteca que é um dos prédios mais especiais de sampa pra mim.

bom, aproveitei que  ganhei de aniversário um giacometti, ou melhor, um texto sobre ele, o de jean-paul sartre, um amoroso olhar do filósofo sobre esse artista, pequeno opúsculo que se intitula 'alberto giacometti' e encontrei palavras, imagens e homens compridos, elegantes, meio etéreos e... por que não? existencialistas.  li ainda outro texto, também curto, o de jean genet, 'o ateliê de giacometti'. edição bem cuidada da cosac e naify que traz fotos maravilhosas de ernst scheidegger, fotógrafo alemão e grande amigo de giacometti. recomendo muitíssimo a leitura dos dois textos e estou sedenta pra poder ver essas imagens com meus próprios olhos pela primeira vez!

uma das fras
es do texto de sartre diz: "como fazer um homem com pedra sem petrificá-lo?" já genet é categórico: "giacometti parece querer descobrir e desnudar essa ferida secreta que existe em tudo e em todos". e hoje, inacreditavelmente, eu sonhei que era um vazio, um nada e fui aos poucos me transformando numa longa estátua, mas eu ainda não tinha olhos, não podia ver, apenas sentir as mãos de giacometti, sim, era ele!, sobre mim.