quarta-feira, 15 de junho de 2011

O TAMBORIL DE INHOTIM

quão loucos são os sonhos. essa noite eu tive um desses que me deixou algumas pistas, sinais. infelizmente quase nunca consigo me lembrar dos sonhos por inteiro. mas quando isso acontece eu fico muito feliz. o de hoje foi meio simbólico pois eu sonhei com uma grande árvore, uma árvore que eu já toquei, já senti, já respirei o mesmo ar que ela, já pisei, descalça, no mesmo chão que a sustenta. o sonho era em inhotim, um belo e imenso museu a céu aberto que fica em minas gerais, perto de belo horizonte. eu fotografei inhotim e a foto da árvore ilustra esse pequeno texto. inhotim é um lugar especial onde podemos conviver com arte e natureza de uma maneira natural, única. é uma experiência inesquecível e eu quero voltar lá brevemente. e deve ser por isso que eu sonhei com o tamboril, a árvore centenária que impera naquele lugar, pura vontade minha de estar lá novamente. o tamboril é tão grande e majestoso que suas últimas folhas quase tocam as nuvens que se embaralham em seus galhos quando olhamos pra cima. é incrível sentar embaixo dessa árvore centenária que, ao contrário do se pode pensar, não é considerada uma madeira-de-lei, é uma árvore que está mais sujeita a fungos, cupins e outras pragas e, por isso mesmo, ela é linda e milagrosa e sobrevive ali há muitos e muitos anos. mas, no meu sonho, o tamboril tinha mudado de lugar, sim, estava em outro lugar, um descampado, sozinho, mais vitorioso ainda. e eu me pergutava: como mudaram essa árvore gigantesca de lugar?  e então alguém me respondeu: fique tranquila, ninguém cortou a árvore em pedacinhos e a trouxe pra cá. trouxemos ela inteira, de uma vez só. então tá, sonho é sonho. e sabemos que o tamboril gigantesco, jamais, em hipótese alguma poderia ser arrancado inteiro de uma vez só, seria como arrancar o lugar todo, a paisagem que ali enfeita, desfazer o lugar, deixar uma cratera imensa e apagar uma centelha viva que mora nos meus desejos.

Um comentário:

Fred Monteiro da Cruz disse...

maravilha de texto, andréa.. e que belo tamboril !!!

inhotim é um dos meus próximos destinos.. adoro minas gerais (já estive por lá algumas vezes) mas ainda não conheço o inhotim...tá na pauta das viagens ainda este ano!!