quarta-feira, 21 de abril de 2010

BRASÍLIA,50 ANOS




Marcel Gautherot/acervo Inst. Moreira Salles
Tive o imenso prazer de trabalhar tête-à-tête com estas imagens de Marcel Gautherot da construção de Brasilia na minha pesquisa de mestrado. A dissertação "A memória da construção e a construção de memórias, Brasília sob o olhar de Marcel Gautherot", foi defendida pela UNIRIO e, infelizmente, permanece inédita! Dia 29 de abril o Instituto Moreira Salles abre mega exposição sobre o tema com lançamento de um catálogo sobre a exposição que, apesar de privilegiar o olhar de Gautherot, conta com mais dois fotógrafos, entre eles, Thomas Farkas, e um livro somente com as imagens de Gautherot realizadas durante a construção da capital federal! Imperdível!!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

MARIANA MAGNAVITA


mariana magnavita, como ela mesmo diz é uma "baianaoxfordiana" que teve seu destino traçado entre Bahia-Brasil e Oxford-England, criando um interessante fenômeno de escrizofênia cultural. apesar de sermos da mesma família, ela era uma priminha que morava longe, nossos caminhos na vida forma muito diferentes. hoje, com o virtual encurtamento do tempo e das distâncias me sinto bem próxima dela, como uma aliada e cúmplice nesse processo de novas conquistas. e o grande desafio dessa cantora e compositora de sensibilidade e delicadeza angelicais é ampliar ainda mais seus horizontes, agora em companhia da sua música.
pra quem quer conhecer um pouco do seu elogiado álbum WHITE, acesse o myspace.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CARNAÚBAS


brincando de olhar tudo... uma experiência com as folhas de carnaúba que provocam outras formas e se insinuam poderosas ao meu olhar. são degraus, leques, sanfonas, sombras, grafismos, texturas. aqui tem mais!

OREN LAVIE

stop motion arrasador do Oren Lavie. elegância, sem sair da cama. sensacional! Oren Lavie (nascido em 1976, Tel Aviv) é um musico, compositor , cantor e diretor teatral. esse clip foi visto mais de um milhão de vezes no mundo todo e ganhou um dos grammy de 2010! o disco dele se chama' The Opposite Side of the Sea'.

domingo, 11 de abril de 2010

ESPELHOS MÁGICOS

os espelhos d'agua são mágicos, inúmeros e lindos em inhotim! fotografei alguns deles e quem quiser é só clicar aqui pra ver mais.

sábado, 10 de abril de 2010

INHOTIM


inhotim é um lugar especial e incrível, um museu a céu aberto, um complexo paisagístico refinado e recheado de obras de arte contemporâneas. é a natureza que envolve as inúmeras galerias de artistas renomados de nosso tempo. é um espaço com cara de primeiro mundo, situado a menos de 50 km de Belo Horizonte, no município de Brumadinho. estive lá no feriado da semana santa e quero voltar assim que possível para saborear e experimentar muito novamente tudo o que o instituto oferece. inhotim pede calma e tempo. só para almoçar no restaurante é fantástico é preciso algumas horas, portanto, não vá com pressa! a natureza ali é desenhada a pincel, tudo minuciosamente planejado. no mais, resta um pouco de incômodo justamente por ser tudo tão bonito, tão bem feito, tão desenhado. se cai uma folha no chão, logo chega um funcionário para varrê-la. mas, antes assim, não é mesmo? recomendo! quem quiser ver mais fotos click aqui.

BOLO DE VINIL


li em algum maldito lugar uma máteria sobre como reciclar vinil transformando os ditos bolachões em cahepots... e lá fui eu pensando que ia dar casa nova pras minhas plantinhas...coloquei os bichinhos em cima de uma forma de pudim (como indicado, pra fazer o molde) e liguei o forno. o lance era esperar 15 minutos em fogo brando. e eu, esquecida que só, deixei mais tempo que devia... resultado: o bolachão virou um bolo horroroso, estraguei minhas duas formas (a de pudim e a de pizza) e quase morri intoxicada com o cheiro horrível que se espalhou pela casa inteira... aff!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

BETH MOON

beth moon é uma recente descoberta minha no mundo da fotografia. seu olhar me levou a um mundo cheio de silêncio e introspecção. seus 'retratos do tempo' são impressionates e emocionam, já o 'jardim selvagem' é pleno de doçura e transborda delizadeza. mas o que é mais interessante e destaca o trabalho é que ele é todo realizado em máquinas de médio formato, sendo as cópias tiradas pessoalmente pela artista num processo desenvolvido por ela. uma vida dedicada à fotografia.