segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PIN-OKIA

Como eu havia prometido, aí estão as fotografias que fiz na PIN-OKIA, minha câmera pinhole de filme 35 mm ASA 100. Gostei do resultado, principalmente por se tratar de uma primeira experiência. As imagens ficaram muito esverdeadas, dei uma corrigida básica no photoshop adicionando um pouco de magenta, pero... Confesso que fiquei tentada em comprar o super colorido Reala, da Fuji, pra fazer novos experimentos. Acho que o lance das cores é fundamental aqui. Diferente da experiência com a câmera de lata e com papel p&b, pois são processos distintos. Com o negativo de 35 mm tenho uma maior rapidez na exposição e a latitude do filme ajuda no resultado. No papel a possibilidade de erro é bem maior. Esse filme foi "batido" numa tarde, com exposição em torno de 4 segundos no sol, 7 segundos na sombra e cerca de 12 segundos no interior.

supermercado zona sul

escadaria do arte sesc - flamengo

instituto bennet - do chão

instituto bennet, flamengo, do chão.

mercadinho são josé, do tapume


biblioteca da unirio, da calçada.

praia de botafogo, no chão

café do atêlie da imagem

clarice lendo na sala amarela.

supermercado zona sul, das maças.

telemar, do postinho


tv. euricles de matos, laranjeiras, do lixo.


instituto benjamin constant - urca

4 comentários:

Nico Nicodemus disse...

Que legal, Andréa! Mas veja só que ironia: acabei de comprar uma máquina digital, algo que estava querendo há anos e vendo o teu trabalho com a pin-okia, fico empolgado em retornar à fotoquímica e, mais que isso, trabalhar com pin-hole... Como foi o processo de trabalho, você utilizou filme para slides, ou inverteu as cores no photoshop?
Parabéns pelo trabalho!

figbatera disse...

De técnicas fotográficas eu nada entendo, mas gostei das fotos.

ps.: Andréa, aceita mais uma sugestão? Mude o fundo preto do seu blog; eu - não sei os demais - tenho dificuldade pra leitura dos seus textos. Desculpe a intromissão, é crítica super construtiva, tá?
Beijão.

cris K disse...

dea, que lindas! arrasou no foco menina. com filme 35mm nunca consegui tanta nitidez assim. agora, qto a cor.... cromo chuchu. sei que é investimento, mas fica lindo demais né e tem os 120mm que não sei se é pq acho mais tranquilo controlar a entrada de luz, mas sempre realça mais as cores.
ficou demais!! parabens... manda ver pinholeira!
beijinhos

Andrea Nestrea disse...

oi, nico, então, é negativo 35 mm normal, revelo e mando scanear, tudo num bom laboratório.
quero fazer com cromo sim, sugestão tentadora da cris.
mas cromo tem que acertar mais na luz, né, cris! poxa, que bom q vc gostou!!! o leandro que deu a oficina tambpem gostou. então fico lisonjeada!!!
fig, valeu. mas cara, não consigo imaginar o bloco com outro fundo. mas vou fazer uns testes! oela amizade!!! rsrs
beijos