segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ANTI-MÉTODO PARA LEITURAS

Disse que estou lendo 5 livros de uma vez. São eles: 1808 do Laurentino Gomes, que espero terminar antes do fim de 2008, já que é uma leitura atrasadíssima. O Pequeno dicionário de percevejos do Nelson de Oliveira, reunião de contos deliciosos - esse livro está quase indo pra estante, mas ainda frequenta a minha cabeceira. Estar sendo, ter sido, já citado duas vezes aqui, livro FANTÁSTICO da Hilda Hilst. Coisa parecida pra mim só o Ùltimo round do Cortázar. Leio ainda Ovelhas negras de Caio Fernando Abreu, livro que só existe porque o autor tinha apreço pelos rascunhos e não jogava fora nada do que escrevia. Esse livro é como uma pequena coleção de socos no estomâgo. Ácido, corrosivo e cruel, pois apesar de abarcar um período longo (de 1965 a 1995), grande parte foi escrita no difícil período do exílio de sua geração, durante a ditadura. E, finalmente, Cartier-Bresson, o olhar do século, biografia de um dos maiores fotógrafos do mundo, de Pierre Assouline. Esse é leitura quase obrigatória, adoro biografias e adoro fotografia. Agora já estou de olho no Rio de Janeiro 1930-1960: uma crônica fotográfica, de George Ermakoff, que preciso!!!! Enfim, só leitura prazerosa.

4 comentários:

Petrus disse...

Também sou um leitor múltiplo. A diferença é que muitas vezes minhas leituras são abandonadas. Muda o interesse, muda a leitura. Enfim...
Então, estou lendo "Os nossos antepassados" e "O castelo dos destinos cruzados", ambos do Ítalo Calvino, leituras tranqüilas, no clima das férias; "Mozart, sociologia de um gênio", do Norbert Elias, que já estou acabando. Elias é fundamental. Pra terminar, "Cinema e História" do Marc Ferro. Quando acabar, vou emendar com "História e Cinema", organizado por Maria Helena Capelato e Marcos Napolitano. Aliás, é minha área de interesse. Pois é, quando as férias chegam, é hora de trabalhar, ha, ha...
Lembrei de você quando vi essa biografia do Bresson na Travessa. Também sou chegado em biografias. E a coleção da Princesa Isabel, não entra na sua lista?
Beijocas.
:)))

Andrea Nestrea disse...

poxa, quem dera, pedro!
aquele livraço ainda não é pra mim, não!
custa uma pequena fortuna!!!
:((

Anônimo disse...

uma regra que eu tenho: nunca ler livros sobre os quais a minha gata nao goste de se deitar. rs

nao estou lendo nada. nenhum cartapacio. nada. so artigos, cronicas etc. estou relendo os textos do ciclo de conferencias "libertino libertarios" publicado em 96 pela funarte, e tenho visitado Hakim Bey, e José Adelino Maltez em busca de inspiração pra um projeto de monografia.
sentiu o tedio?

Anônimo disse...

vc chama isso de lendo nada?
hahah
louca!
bj