domingo, 28 de dezembro de 2008

CAFÉ DE LOS MAESTROS


Vou chover no molhado. "Cafe dos maestros", de Miguel Kohan, é um filme bonito e uma espécie de Buena Vista Social Clube, onde Gustavo Santaolalla (responsável pela trilha sonora de filmes como "O segredo de brokeback mountain" e "Babel") faz o papel de Ry Cooder. Os velhos músicos são outros, tão excepcionais como em Bunena Vista, o idioma, no entanto, é o mesmo. Não tem como não gostar já que a música é excelente e o naipe de músicos fantástico e absolutamnte cativante. O grande lance do filme é juntar toda essa velha guarda do tango pré-Piazzola em um memorável espetáculo no Teatro Colón. O projeto inclui ainda um CD e um livro de fotos (pra mim não existe instrumento mais fotogênico que o bandoneón). Nostágico como tem que ser, o documentário não deixa de ser triste, bate um coisinha no peito e isso, afinal de contas, é o tango!

O filme explora ainda a genealogia do tango entre os imigrantes, negros e o candombe uruguayo. Essa raiz multicultural do tango, apesar de sua identidade ser marcadamente argentina, possibilitou com Piazzola a revolução do gênero. Vide o maravilhoso disco "SUMMIT - Reunión Cumbre" de Gerry Mulligan e Astor Piazzola e outros.
Bom, depois de assitir a Café de los maestros não nos resta muita coisa a não ser ouvir um tango argentino, dá-lhe Pugliese e Piazzola na vitrola!

Nenhum comentário: