quinta-feira, 28 de julho de 2011

ALÍ CHUMACERO

Poema de alta flor

Y cuando el viento sea flor marchita,
y la noche no viva sino en puro recuerdo;
cuando el silencio reine
y descienda implacable sobre lunas y estrellas.

Y cuando sólo quede la ceniza
de todo aquello que fue luz, montaña y sombra;
al final de los límites vertidos en los seres;
más allá de los tiempos.

Cuando esté la esperanza destruida
y los ángeles mudos perdidos para siempre,
y el agua tan exigua que ni Dios beberá;
después de esto, después.

Cuando el rosal se halle en plena muerte,
perdidas en la nada las sendas y las flores,
y aunque el dolor y el ser no sean más que sueño,
seremos todavía.


poema, poeta e poesia são presentes de anaid reyes.

terça-feira, 26 de julho de 2011

REBECCA DAUTREMER



rebecca dautremer é uma das grandes ilustradoras francesas da atualidade. eu gosto muito do trabalho dela, especialmente da ilustração para o livro 'alice nos país das maravilhas' onde alice é morena como originalmente era e podemos conferir nas fotos de lewis carrol. para quem não sabe lewis carrol foi fotógrafo e fez inúmeros retratos de alice  e de outras meninas da mesma idade, basta dar um google pra ver, creio que a coleção de fotos dele está sob os cuidados da biblioteca nacional francesa. a maioria  dos livros ilustrados por rebecca dautremer não possuem edições brasileiras, o que é uma pena, inclusive a bela edição de 'alice' não foi publicada no brasil. a ilustradora cria um mundo tão fantástico que é difícil não se apaixonar, são lindas princesas esquecidas e desconhecidas. aprecio bastante os ricos detalhes que ela cria e o uso dos fortes tons de vermelho. recomendo o site também: rebecca dautremer.

sábado, 23 de julho de 2011

EU ERA SEMPRE NO PLURAL



"...vem, me reconstrói a cara
em pedras de carrara 
me remenda a construção..."



'eu era sempre no plural' é um projeto do cantor e compositor vinicius castro que reúne artistas visuais de diversos segmentos. a idéia, um tanto original e agregadora, é fazer com que um artista escolha uma música e a partir dela faça, livremente, uma leitura, ilustração ou representação. eu tive o prazer de participar do projeto com dois autorretratos inspirados na música 'sangramento'. 'sangramento' é uma canção/poesia que retrata com esmero e delicadeza um momento difícil da vida das pessoas que se encontram, a despedida e o como seguir em frente. o arranjo é lindo, tem um clarinete cortante, uma flauta sentida... e o clarinete é um dos instrumentos que eu mais gosto de ouvir. recomendo a audição completa do ótimo 'jogo de palavras', lançado em 2010, que está disponível aqui no site da oi novo som. o projeto  com as ilustrações, colagens, fotografias, HQ etc pode ser visto aqui na galeria do flickr. se alguém se sentir inspirado ainda dá tempo de participar. o que resulta desse projeto que se concretiza é uma pluridade de linguagens absolutamente contemporânea e que tem um mote único, a música de vinícius. eu torço para que essa idéia possa se tranformar numa exposição rapidinho.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

LUCIEN FREUD



muitas vezes eu torço o nariz para a arte contemporânea. confesso que estudo pouco e  conheço quase nada do assunto. mas encontro muita coisa que, sem dúvida, me emociona. lucien freud foi um desses que, desde que conheci, gostei bastante. nunca vi uma obra sua cara a cara  e nem sei se já houve alguma exposição no brasil de seus quadros. só conheço pelos pesados livros de arte e pela salvadora internet. dizem que as sessões de nu que ele fazia com os amigos que retratava duravam horas, deixando seus modelos exauridos e fatigados. ele gostava da cara cansada, realista, sem máscara. neto de freud, o pai da psicanálise, lucien freud tem uma frase que eu gosto muito: "eu pinto pessoas, não precisamente pelo que elas se parecem, não exatamente pelo que elas são, mas como eles deveriam ser". e é sempre assim,não é mesmo? o artista, no retrato e na pintura, traduz, à sua maneira, aquilo que vê em cada um. mas o que mais me seduz no trabalho de lucien freud, além da pincelada forte, da tela cheia texturas e tons que caminham para o sépia, é o traço autobiográfico que ela carrega. ele pintava seus amigos, sua família, seus amores, suas fantasias. são inúmeros os autorretratos. a vida de cada um, eu creio, é matéria suficiente para a arte de cada dia! o pintor morreu hoje, aos 88 anos.

NA BALANÇA

toda mulher acha que precisa perder 2 kg, sempre. eu não acho, tenho certeza!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

METRÔ FLAMENGO

eu não dirijo e nem quero aprender a dirigir. não quero ter um carro. sei pilotar moto mas não conseguiria enfrentar o trânsito do rio de janeiro em cima de duas rodas. ando de ônibus, a pé, de  metrô, de carona, de táxi e agora vou andar mais de bicicleta. tenho uma série de fotos dentro de meios de transporte públicos. acho que uma das saídas para um mundo mais civilizado e justo é o transporte público de qualidade, que humanize a todos. gosto de observar as coisas e as pessoas enquanto me levam, já falei disso aqui. bon voyage!

terça-feira, 12 de julho de 2011

FOTO ESCAMBO NO FOTORIO


o foto escambo que aconteceu durante o fotorio foi, mais uma vez, incrível, como tem sido todas as edições do escambo. o evento aconteceu na galeria do convento, um prédio centenário, lindo e poderoso localizado ali na praça XV. a galeria do convento é administrada hoje pela universidade candido mendes, que cedeu o espaço para a realização do escambo. de minha parte, cheguei em casa com algumas belas e novas aquisições. calé, galeria experiência, coletivo garapa (uma das fotos da série sobre o muro construído no morro dona marta), priscilla buhr, klacius ank  (série bicicleta) e tadeu vilani que é prêmio  conrado wessel. na imagem ao lado que ilustra esse post, tirada pelo hans george durante a edição carioca do escambo, vemos o calé me mostrando a foto que eu trouxe pra casa, é uma das fotos que está na exposição "tá de caô', centro cultural da justiça federal.  o grande barato do foto escambo é que, para além de despertar o interesse pelo colecionismo, nos faz conhecer inúmeros trabalhos, falar sobre fotografia, conhecer pessoalmente fotógrafos e curadores, reencontrar pessoas queridas e, o que eu mais gosto, estimular o apreço pela imagem imprensa, pela fotografia ampliada em papel. o escambo preza muito a qualidade da impressão. a maioria das fotos trocadas durante a versão carioca foram feitas em papel de excelente qualidade, muitas delas vindas do ateliê de impressão do clício em são paulo e outras tantas do ateliê do geraldo garcia e da dani bado aqui no rio.  a nova edição do escambo acontecerá durante o festival internacional de fotografia, o paraty em foco em setembro de 2011. nos encontramos lá!
 aqui, mais um registro do hans george, estamos o geraldo garcia, a dani bado, o grande milton guram e eu. pessoas queridíssimas!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDU LOBO E OS MÚSICOS DEMITIDOS DA OSB

acabei de chegar do teatro oi casagrande. fui assistir a uma apresentação de Edu Lobo com os músicos demitidos da OSB e mais músicos amigos, carlos malta, cristóvão bastos, rafael barata e alberto continentino. foi uma noite e tanto! não só por ouvir edu lobo e suas pérolas com orquestra e grandes músicos, mas por saber que ali a música e o respeito aos músicos e ao público é que estavam em cena. eu fui tentar tirar umas fotos mas foi complicado, primeiro porque orquestra no palco é sempre difícil fotografar, depois porque me emocionei de verdade diversas vezes. arrepios, suspiros, lágrimas, uis, ais! eu não vou esmiuçar aqui o processo desgastante e ultrajante que a música e esses músicos vem passando, sei que seria necessário, pois muita gente desconhece o que está acontecendo com a OSB, afinal, os jornais pouco falam sobre o que vem ocorrendo. mas sei também que quem tem curiosadade vai atrás e procurar saber, portanto, não vou falar do que aconteceu porque sinto que o concerto de hoje deixa um pouco de coisas pra trás e tenta demarcar um novo rumo pra essa história e pros músicos nela envolvidos. foi uma noite linda e histórica, como tantas vividas no palco daquele teatro. ganhei minha noite, minha semana. cheguei em casa de alma afinada, orgulhosa de poder assistir aquele espetáculo e cheia de esperança de que as coisas sempre podem mudar pra muito melhor! o restante das fotos podem ser vistas aqui no flickr.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

LYRA TATUÍ

A Orquestra de Metais Lyra Tatuí, fundada pelo Maestro Adalto Soares e pela percussionista Sílvia Zambonini Soares em 2002, é composta por oitenta crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. Eles tocam, dançam e fazem diversas coreografias no palco. Os ritmos são os mais variados e o repertório super selecionado é brasileiríssimo e contempla maculelê, maracatu, samba.. A ideia do maestro desde o início era auxiliar no processo de educação de crianças e adolescentes a partir da música que seria a ferramenta mais importante como parte importante na sociabilização dessas crianças. Hoje a orquestra é super premiada e viajou algumas vezes para diversos festivais na europa. Assistir a uma apresentação da Lyra Tatuí deixa qualquer pessoas cheia de alegria e tomada por uma coragem grande de acreditar sempre no ser humano e na música. Ontem, no oi Casagrande eles abriram o importante FIL - Festival Internacional de Linguagens que chega ao 9. ano, sempre organizado pela Karen Acioly. Foi uma noite linda, vida longa ao FIL, vida londa a Lyra Tatuí! Mais fotos da apresentação no Flickr, é só clicar aqui.

terça-feira, 5 de julho de 2011

BILL WATTERSON

hoje é aniversário de bill watterson. eu adoro, minha filha adora, meus amigos adoram. o cara é genial!