sábado, 31 de outubro de 2009

DRUMMOND - 107 ANOS


foto: madalena schwartz

o que você faz com as pedras que aparecem pelo caminho?

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FRANCISCO

foto do papai
Francisco,
minha filha e eu,
"lhe damos as boas-vindas
boas-vindas, boas-vindas
venha conhecer a vida
eu digo que ela é gostosa
tem o sol e tem a lua
tem o medo e tem a rosa
eu digo que ela é gostosa
tem a noite e tem o dia
a poesia e tem a prosa
eu digo que ela é gostosa
tem a morte e tem o amor
e tem o mote e tem a glosa
eu digo que ela é gostosa
eu digo que ela é gostosa"
Caetano Veloso

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DOBRANDO A CARIOCA


fui sábado ao teatro rival ver o show 'dobrando a carioca'. guinga, jards macalé, zé renato e moacyr luz. quatro vozes, quatro violões. eu gostei da apresentação dos quatro músicos e compositores. cada um se apresentou sozinho e teve duplas, trios, alguma percussão, e, claro, o quarteto inusitado. o guinga eu ainda não tinha visto ao vivo e ele é um excelente intérperte de suas músicas e tocou, de uma maneira muito própria, a bela valsa de dilermando reis 'se ele perguntar', música que eu adoro! zé renato cantou a maravilhosa 'você, você' de chico buarque, pra meu deleite. macalé, mesmo muito gripado, cantou 'vapor barato' , 'cidadelagoa', entre outras, e digo que sempre vale a pena ouvir macalé cantando suas músicas... moacyr luz prestou homenagem linda ao mestre pixinguinha cantando a sua 'som de prata' e ainda 'saudades da guanabara', música que é tão boa de ouvir pois, apesar de ser saudosista, deixa no ar a mensagem de que o rio de janeiro ainda pode se salvar. e eu ainda acredito no rio de janeiro! fim do espetáculo, sai do rival, atrevessei a cinelândia, peguei o metrô e cheguei em casa tentando definir em uma palavra cada um desses excelentes músicos. tarefa impossível... mas demorei horas pra dormir pensando em como é bom ver a irreverência absolutamente necessária do macalé, a força de pai de santo de moacyr luz, a delicadeza de zé renato e aquele violão absurdo do guinga. valeu a pena!

sábado, 24 de outubro de 2009

MARC CHAGALL

Para aproveitar a inspiração desse sábado de sol vou passar a tarde no Museu Nacional de Belas Artes e ver a exposição 'O Mundo Mágico de Marc Chagall - O Sonho e a Vida'.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NEGRESKO SIS


o que é negresco todo mundo sabe, aquele biscoito famoso, duas bolachas negras com recheio branquinho. é da nestlé. agora, negresko com 'k' e o nome de um trio composto por thalma de freitas, maria do céu e anelis assumpção. o 'sis' fica por conta da abreviação de irmãs em inglês. confesso que sou louca pelo biscoito, por isso passo longe da prateleira no supermercado. são duas negras, anelis e thalma, recheadas por uma céu, branquinha. assisti à performance delas no show do circo voador, no rio de janeiro, e gostei bastante. o novo disco da céu, intitulado 'vagarosa' traz a música 'bubuia', da tríade de compositoras. fiquei com vontade de ouvir mais, de ver mais. esbanjando a malemolência feminina, as três gatas, de botas, pareciam cobras, insinuantes, sensuais e cantadoras. fluxo, refluxo e contra-fluxo. três correntezas do mesmo rio. ao que parece o trio não deve ficar por aí. é bem provável que essa parceria tripla resulte em outros trabalhos. eu espero pra ver.

fotos do meu namorado: rogério von kruger.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

JOSÉ OITICICA FILHO



um que passa
noturno

moderno, expressionista, autoral, inventivo, arrojado, pra ficar nos adjetivos!

sábado, 17 de outubro de 2009

NOVO ADEUS A HÉLIO OITICICA


Um incêndio destruiu hoje inúmeras obras do artista plástico Hélio Oiticica. As obras estavam na casa do irmão dele, no Jardim Botânico, aqui no Rio de Janeiro. É absolutamente triste e lamentável uma notícia dessas. O prejuízo financeiro, calculável, ultrapassa US$ 200 milhões. Mas não existe cálculo para esta perda para nós brasileiros. Uma lástima! É uma outra morte, um novo enterro de um artista absolutamente criativo, genial e único! Se não fosse Oiticica não teríamos a identidade visual e plástica da Tropicália tal como conhecemos hoje. TODOS os Parangolés foram queimados, os originais e as réplicas, o que impede que sejam novamente reproduzidos. Ao que se diz, cerca de 90% das obras do artista foram perdidas. Pelo que foi dito salvaram-se os desenhos e os Metaesquemas. Restam ainda as obras das coleções particulares e de acervos de museus do mundo, ou seja, Helio Oiticica agora, só importado!! A importante série Cosmococas, que eu particularmente adoro!, está no Museu de Inhotim, em Minas Gerais. Agora eu me pergunto: o que o acervo de Hélio Oiticica estava fazendo na casa do irmão? Essas obras não deveriam estar guardadas, como ouro que são - ou eram, no Centro de Arte Hélio Oiticica? E o Centro de Arte Helio Oiticica não deveria estar apto a abrigar essas obras nas melhores condições possíveis para um artista desse quilate? Mas a realidade é outra, o Centro está às traças ali na Praça Tiradentes. Sorte nossa que os Penetráveis, recentemente vistos em exposição precocemente interrompida por uma pinimba entre a família e a prefeitura, ainda estão lá e não foram queimados. Alguém pode me dizer que país é esse? Um país que não sabe valorizar, guardar, conservar e manter o seu patrimônio artístico merece receber os louros de sediar uma olímpiada? Pra mim, um país que trata sua memória ateando fogo nas suas melhores obras, é cartão postal fake, um arremedo, um retalho, um trapo qualquer. Precisamos caminhar muito, muito!!! Precisamos aprender com Hélio Oiticica, mesmo depois de queimado vivo! E como se não bastasse o fim das obras do multiartista Hélio Oiticica, o fogo levou tambem as fotos e os negativos do invrível fotógrafo José Oiticica Filho, pai de Hélio e importante nome da fotografia brasileira. E confesso, não posso conter o choro, mistura de raiva e de tristeza. Estou indignada e como acredito que a indignação é a última arma de um tolo, escrevo!

Caetano Veloso veste parangolé de Oiticica.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FERNANDA MONTENEGRO


foto: acervo pessoal Fernanda Montenegro
Ela nasceu Arlette Pinheiro Esteves da Silva, é carioca e completa, hoje, 80 anos! E uma das grandes atrizes desse Brasil. Dona de um enorme talento, descobriu cedo o que nasceu pra fazer. É uma verdadeira dama, esbanja elegância e ética de profissão. Discreta e bela ao seu modo, ela é uma grande leitora e por isso mesmo uma mulher crítica, engajada e militante na sua arte. Eu a vi no cinema, eu a vi no teatro, eu a vi na televisão. Ela é Fernanda Montenegro.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ANELIS


foto: divulgação
ela tem nome de flor. inaugura o seu próprio gênero. anelis, orquídea negra. cobra criada. negra dita. elegante. tatuada. feminina. cantante. poeta falante. sou fã!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

TATTOO


faz tempo que estou procurando um motivo meio arabesco, meio tribal pra tatuar no meu ombro esquerdo. tenho duas pequenas tatuagens, as duas feitas no mesmo dia. e a idéia da terceira tattoo sempre me perseguiu. hoje eu já estou sentindo e convivendo virtualmente com a futura tatuagem... chegou o momento de fazer! a inspiração veio quando vi esse vidro, deve ser beeem antigo, pois está nas portas da Biblioteca Nacional, e eu nunca vi um igual em outro lugar. depois vou pesquisar, pode ser português ou francês, ou sei lá.... agora é só entregar nas mãos do nino, que é quem deve fazer o desenho definitivo! aguardem...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

JOANINHA




para a minha amiga joana, jojo, joaninha bonita!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A MENINA DANÇA


No canto do cisco
No canto do olho a menina dança
Dentro da menina
Ainda dança
E se você fecha o olho a menina ainda
Dança dentro da menina
Ainda dança
Até o sol raiar
Até o sol raiar
Até dentro de você nascer
Nascer o que há