sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SCHENBERG POR SCHWARTZ

mário schenberg foi um homem fascinante (físico brilhante, crítico de arte, político), uma dessas jóias raras que o recife sempre nos presenteia. o retrato acima é assinado por madalena schwartz, a grande dama da fotografia. há nele uma atmosfera única, uma ausência de segundo plano que inquieta e fascina. é um belo retrato-instântaneo. o retrato está na pose, incontestável! e o instantâneo surge no baile fugaz da fumaça branca. é tudo fumaça-nuvem-pensamento que exala do charuto e se apodera dos cabelos, emoldurando a face de linhas sóbrias e compenetradas. os cabelos, fartas mechas brancas, escorrem pela fotografia feito água de cahoeira que respinga em nossos olhares admirados. a mão, que segura o charuto-cinzel, escultor de fumaça e pensamentos, impõe uma dramaticidade tão forte na imagem que quase nos vemos, por um breve segundo, a repetir o mesmo gesto.

domingo, 20 de setembro de 2009

GRUPO GALPÃO

eu não seria a pessoa que sou hoje sem algumas das referências que marcaram a minha vida. e uma das minhas referências mais fortes de arte foi, e ainda é, o trabalho do Grupo Galpão. no começo dos anos 90, na faculdade de história da UFU, eu assisti pela primeira vez a uma encenação do grupo. era nada mais nada menos de um dos maiores espetáculos de teatro que eu já vi em toda a minha vida, Romeu e Julieta, de Sheakespeare. nem é preciso dizer de meu fascínio, pois a peça é unânime nos elogios da crítica e é, definitivamente, a melhor montagem de Romeu e Julieta de todos os tempos. esse dia histórico, com direito a lua nova no céu colorido do cerrado foi, infelizmente, marcado como a última apresentação da atriz e fundadora do grupo, Wanda Fernandes, que morreria, dias depois, num trágico acidente de carro. depois disso sempre procurei ir até onde o grupo estaria se apresentando. vi a 'Rua da amargura', 'Um Moliére imaginário', 'Um Homem é um homem'. Ontem assisti novamente a uma apresentação do grupo no parque dos patins na lagoa, aqui no Rio de Janeiro e, mais uma vez me emocionei muito. 'Till, a saga de um herói torto' me encantou não só pelo trabalho excepcional da trupe de cantores, instrumentistas e atores, mas ainda pelo fato de poder vê-los mais uma vez e sair dali plena daquelas imagens e de sua maneira tão única de fazer teatro. acompanhar a trajetória desse grupo é uma das alegrias da minha vida. e não foi sem uma ponta de tristeza que pude perceber como a grande atriz Teuda Bara mal consegue caminhar e mesmo assim fascina com sua força e brilho no palco. sim, vale a pena ir até onde o Galpão está!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MILTON, CHICO, TOM, VINÍCIUS

Anda, Maria
Pois eu só teria
A minha agonia
Pra te oferecer

terça-feira, 15 de setembro de 2009

SALA DOS ESPELHOS

Um dos melhores programas de rádio que já ouvi na minha vida é o 'sala dos espelhos', comandado por Álvaro Júnior na rádio universitária de Uberlândia-MG. Conheci o 'sala dos espelhos' porque ouvia, todo santo sábado (nos idos anos 90) o delicioso programa do querido Lu de Laurentiz, "olhar radiofônico" e logo após entrava o 'sala'. Lu trocou o "olhar radiofônico' por outras coisas e agora apresenta o 'ladeira metálica', programa de TV em Uberlândia que debate culturas. O 'sala dos espelhos' fez 19 anos no ar e é imperdível para quem gosta do bom e velho rock and roll. Todo sábado, das 18h00 às 20h00, na Rádio Universitária da Federal de Uberlândia. Dá pra ouvir on line. Álvaro Júnior, ou Álvaro "Físico" Júnior, como o nosso amigo Lu o batizou, é um expert em música, sabe tudo, tem quase tudo, gosta muito do que faz! Além do 'sala' ele apresenta o 107 jazz, às quartas, na mesma rádio, só não sei o horário! Sou fã!

sábado, 12 de setembro de 2009

DISCRIMINALIZADA

“Todo adulto é livre para tomar decisões sobre o seu estilo de vida sem a intervenção do Estado”. Suprema Corte da Argentina, a respeito da discriminalização do consumo da cannabis.

sábado, 5 de setembro de 2009

DEMÉTER

"quando entrar setembro..."
Setembro é o início do fim do ano... espero sempre por setembro, tem a primavera, que se anuncia e o fim de agosto, mês que eu menos gosto. Setembro é o sétimo mês do calendário romano, e o nono no nosso. Na grécia antiga, setembro era chamado Boedromion ou mesmo Demetrion, por causa de Deméter,uma das deusas mais veneradas de toda a Grécia. Deméter era mãe da linda Pérsefone, que foi raptada por Hades. Enquando procurava sua filha desaparecida, Deméter largou o Olimpo, deixando assim a terra fraca e infecunda. Preocupado com a terra estéril, Zeus ordena a Hades que devolva Perséfone para sua mãe, mas Hades, esperto e perverso, fez com que Perséfone comesse alguns grãos de romã antes de partir, e quem comesse qualquer alimento no reino dos mortos estaria fadado a sempre voltar. Dessa forma, Perséfone passaria somente seis meses de cada ano com a mãe, e setembro seria o mês marcado para o seu retorno. A primavera representa esse período em que a terra floresce e prospera em festa com o encontro da mãe e sua filha.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

No jardim das rosas
De sonho e medo
Pelos canteiros de espinhos e flores
Lá, quero ver você
Olerê, Olará, você me pegar